sábado, 7 de março de 2015

Unidade 1 - Capítulo 1 - Introdução à História

Olá pessoal
Esse é o primeiro post do ano. Escreverei sobre o que estudamos na primeira e segunda aula.
Unidade 1 - Capítulo 1 - Introdução à História (páginas:12-22)

Logo no início pensamos sobre o que era a História.
Trata-se de uma investigação e do estudo do passado. Há uma breve definição de sobre o que é História no caderno.

Mas como conseguimos informações para estudar o passado?
Nesse ponto precisamos lembrar das fontes históricas. As fontes são os documentos utilizados pelo historiador para estudar um determinado fato histórico. Lembram que as fontes podem ser classificadas de diferentes maneiras? O historiador pode usar as fontes escritas, como livros, cartas, jornais e revistas. As fontes visuais, por exemplo, pinturas, esculturas, fotografias e desenhos. As fontes audiovisuais como filmes e músicas. Finalmente, as materiais, como os monumentos históricos, as ferramentas, moedas, construções, celulares, tablets, dentre outas.

E como é o trabalho do historiador?
Para estudar um fato histórico os historiadores pensam algumas questões. Uma das perguntas mais importantes ao estudar um fato é quando ele aconteceu, onde, quais grupos ou indivíduos estavam envolvidos, como aconteceu e quais os motivos que levaram a um determinado acontecimento. Escrevemos no caderno um exemplo sobre isso.

Múltiplas versões

Devemos lembrar que os historiadores podem criar diferentes interpretações sobre os fatos históricos. Isto acontece porque os historiadores possuem diferentes perguntas e interesses em relação às suas fontes e pelos diferentes documentos que serão utilizados no estudo do historiador. Por isso, podem existir duas ou mais visões e interpretações diferentes sobre um mesmo acontecimento histórico. Logo, as visões sobre o passado são parciais e nos permitem pensar que existem diferentes Histórias.

Trabalho interdisciplinar
É muito comum o historiador precisar do apoio de outras áreas do conhecimento para estudar os fatos históricos, como os linguistas, antropólogos, sociólogos, arqueólogos, biólogos, dentre outros. Por isso, dizemos que há um trabalho interdisciplinar, um trabalho que une outras disciplinas para ajudar o historiador a entender um fatos históricos.

Mudanças e permanências
Nos seus estudos sobre os fatos históricos, os historiadores procuram estudar as permanências e mudanças nas sociedades e buscam entender o que permitiu que eles acontecessem. Por exemplo, certamente o cotidiano de uma pessoa que viveu nos anos 1980 é diferente do que ela vive hoje em 2015, mas, ainda assim, haverá algumas permanências daquela época. Isso acontece em todos os períodos da história.
Lembrem-se do trabalho que vocês fizeram.

Patrimônio Cultural
O patrimônio cultural, em geral, diz muito sobre os países nos quais onde estão localizados. Normalmente, eles ajudam a estabelecer características muito marcantes sobre determinadas culturas e regiões. O patrimônio cultural é dividido em material e imaterial. O primeiro pode ser definido como objetos históricos e artísticos, monumentos e construções populares ou comerciais. O segundo, por outro lado, podem ser classificados como tradições passadas pelas gerações como expressões, festas, danças, músicas, rituais e lendas. O folclore, as cantigas e a quadrilha junina são bons exemplos de patrimônios culturais imateriais.

O Tempo
Como notamos a passagem do tempo?
O nosso calendário é baseado no ciclo do Sol e da Lua, ou seja, sabemos que passou-se 1 mês após a Lua passar por suas 4 fases. O ciclo do Sol são os 365 dias que a Terra leva para girar em torno da estrela brilhante. A partir da noção de tempo foi possível planejar as plantações e as colheitas, assim como o consumo e o armazenamento dos alimentos.

Calendário cristão
Esse calendário é utilizado no Brasil e em todo o mundo ocidental e o ponto inicial dele foi o nascimento de Jesus Cristo, considerado o ano 1. A partir desse acontecimento o tempo é contato de modo crescente e não existe a obrigatoriedade de escrever d. C (depois de Cristo). Os anos anteriores ao nascimento de Cristo são contados de modo decrescente e precisam ser assinalados com o a. C (antes de Cristo). Lembrem-se que temos diferentes medidas de tempo para o nosso calendário. São elas: a década (10 anos), o século (100 anos) e o milênio (1.000 anos).
Estudem bem os séculos. Os séculos sempre iniciam-se em anos com final 1 e terminam com o final 00.
Exemplo
Século I - 1 ao 100
Século II - 101 a 200
Século III - 201 a 300
Século IV - 301 a 400
Século V - 401 a 500
...
Século XVIII - 1701 a 1800
Século XIX - 1801 a 1900
Século XX - 1901 a 2000
Século XXI - 2001 a 2100

Devemos sempre lembrar que o nosso calendário não é o único e existem diferentes modos de contar o tempo. Os muçulmanos, por exemplo, estabeleceram que o início do calendário deles corresponde ao ano 622 do nosso calendário. Outro bom exemplo é o calendário chinês. Eles comemoram o ano novo em uma data diferente do tradicional 31 de dezembro.

A divisão tradicional da História
Trata-se de uma divisão feita por historiadores europeus para facilitar o estudo do passado. No entanto, essa divisão não leva em consideração acontecimentos das sociedades africanas, americanas ou asiáticas para estabelecer a passagem de um período da história para outro. Vejam o livro página 21 
Segue a divisão estabelecida.

Pré-História: 2 milhões de anos até mais ou menos 3.500 a.C. Período do surgimento da escrita.
Antiguidade. 3.500 a. C até 476 d. C - data do fim de um dos maiores domínios vistos pela humanidade: o Império Romano.
Idade Média: 476 a 1453. Data do fim do Império Romano do Oriente
Idade Moderna: 1453 a 1789. Data de um importante acontecimento da história mundial: a Revolução Francesa
Idade Contemporânea: 1789 até os dias atuais.

Ficamos por aqui.
Depois escreverei o capítulo 2.
Até
Bons estudos!!!

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