Quem eram os bárbaros?
Geralmente os bárbaros são associados aos germânicos. Na época, por volta dos séculos III e IV, o bárbaro era aquela pessoa (ou um grupo) que vivia fora do Império Romano e não falava o latim. É possível destacar vários povos, como: os godos, ostrogodos, visigodos, saxões, francos, lombardos, hunos, dentre outros. Em torno dos séculos IV e V os avanços e conflitos entre os germânicos e o Império Romano eram evidentes e após a queda do império, em 476 d. C, vários desses povos passaram a habitar diferentes domínios romanos.
Por que entraram no Império?
É provável que os bárbaros estivessem em busca de climas mais amenos e por isso se dirigiram para o centro e para o Oeste da Europa. Ainda há a possibilidade de um forte crescimento populacional desses grupo, fato que teria provocado o deslocamento de parte deles para outras regiões por não haver espaço para todos.
Alguns desses povos entraram no Império de modo pacífico e, inclusive, serviram de auxílio militar nas fronteiras, combatendo outros bárbaros ao lado dos exércitos romanos.
E como era a sociedade dos germânicos?
Essa convivência entre romanos e bárbaros e de suas culturas deram origem a algo novo; a uma cultura nova. Essa novidade foi a cultura e a sociedade medieval. Por exemplo, várias regras e leis surgidas ao longo do período medieval são definidas pelos costumes e pela tradição (ou na palavra difícil é algo consuetudinário). Trata-se de uma herança germânica porque as leis desses povos povos eram todas criadas pelos costumes. O comitatus dos germânicos também foi muito importante para a sociedade medieval, pois ela daria origem ao que se chama de feudalismo. O comitatus é uma ligação entre o comandante militar e os seus companheiros e, de acordo com esse vínculo, ficava estabelecido que os ganhos de guerra deveriam ser divididos entre os combatentes. O feudalismo estabelecido na História Medieval estabelecia que os campos deveriam ser divididos entre os nobres, ou seja, é possível perceber aí a influência do comitatus. Porque se entre os germânicos isso representava a divisão dos ganhos de guerra, séculos depois, na História Medieval o feudalismo dividia a terra entre os nobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário