não esqueçam!
O conteúdo da prova é toda a Unidade 3 (cap. 1 e 2)
Creio que vocês farão uma boa prova!
Depois do Egito estudamos a Núbia e o Reino de Cuxe. Quando falamos em "Núbia" devemos lembrar da região sul do Egito e, onde surgiu o Cuxe. Desde a sua formação, o reino manteve fortes relações com os egípcios por causa da intensa troca comercial entre egípcios e cuxitas. Por algum tempo, o Egito dominou o Reino de Cuxe para garantir o acesso aos produtos desse reino através do pagamento de impostos.
Nesse período o governo de Cuxe era exercido por um vice-rei de origem cuxita. Além disso, as trocas culturais entre os reinos foi intensa porque Cuxe adotou vários deuses egípcios, realizou a construção de pirâmides e a escrita hieroglífica. A separação entre ambos ocorreria apenas em 1000 a.C e seria formada, então, a nova capital: Méroe.
A cidade tornou-se um importante centro comercial porque atraia mercadores de diferentes regiões como os gregos, os romanos, os persas, os árabes e consequentemente ligava regiões comerciais como o oceano Índico ao mar Vermelho e o rio Nilo ao mar Mediterrâneo. Não esqueçam que além do comércio, Méroe desenvolveu a agricultura e o pastoreio como importantes atividades.
O fato curioso sobre Méroe é o papel exercido pelas mulheres na sociedade. O Reino de Cuxe foi governado por mulheres, assim como há registro delas demonstrando o seu comando em exércitos.
Por fim, o declínio. Vimos que tentamos explicar o declínio do reino através do desmatamento para a abertura de pastos comprometeu o solo e a produção de alimento e isto provocou uma queda da produção. Além disso, povos nômades atacaram as aldeias cuxitas e prejudicou a atividade comercial. Em 350 d.C, Cuxe foi dominado pelo reino de Axum.
É isso!
Boa prova!
Nenhum comentário:
Postar um comentário