Povos do Oriente Médio
No capítulo 3 estudaremos algumas características de alguns povos que ocuparam uma região conhecida como Mesopotâmia.
O que significa Mesopotâmia?
Os diferentes povos do Oriente Médio, como os sumérios, babilônios e assírios foram atraídos para esse região pela fertilidade dos solos para a prática da agricultura. Para que a ocupação ao longo do rio Tigre e Eufrates fosse possível eram necessárias obras de irrigação e essas obras favoreceram a formação de governos porque para realizá-las era necessária uma grande organização e eficiente divisão de tarefas.
Formação das cidades-Estado
Cada cidade era independente e era responsável por controlar diversos assuntos da vida na região. Por exemplo, cada cidade possuía um governo independente e era responsável por realizar e executar as obras de irrigação. Além disso, cada uma podia ter uma religião diferente ou um deus protetor.
1) Sumérios
A
ocupação data de 3.500 a.C
Cidades:
Ur, Uruk e Lagash
Qual
era a função dos governantes?
Eles
eram ao mesmo tempo administradores da cidades, chefe militar e sacerdotes.
Quais
as suas funções?
- Nomear funcionários
- Comandar as obras de
irrigação
- Declarar guerra ou a
paz
Escrita cuneiforme
Por que surgiu a escrita?
A escrita foi criada porque as cidades tornavam-se cada vez mais maiores e mais populosas, por isso, passou a ser necessário fazer registros tanto para a atividade comercial, como para as determinações do governo.
O que se escrevia e onde?
A escrita era registrada em tabuinhas de argila (ou estelas). Nelas constavam leis sobre crimes, questões de segurança, como eram feitas as transações de compra e venda, dentre outros aspectos.
Religião
A religião da maioria dos povos era politeísta (O que quer dizer esse termo mesmo?)
Muitas vezes os reis eram vistos como divindades e os sacerdotes tinham a função de mediar a relação entre as divindades e as pessoas.
2) Império Babilônico
Formado a partir da dominação da região Suméria e da Acádia.
Código de Hamurabi
O Código de Hamurabi são leis escritas em cuneiforme que serviam para organizar a sociedade; estabelecer as regras. Nessas leis definia-se como punir crimes cometidos, como vender e comprar propriedades dentre outros aspectos.
Essas leis eram regidas pelo "Princípio de Talião"
Não há slides para 3) Hebreus
4) Fenícios
Localizados no norte da Palestina, onde hoje é a Líbia.
Os fenícios foram grandes navegadores e comerciantes. Por isso, estabeleceram contatos com diversas regiões como o norte da África, sul da Europa, Inglaterra e mar do Norte.
Criação do alfabeto fonético
O alfabeto foi criado por causa da intensa atividade comercial dos fenícios. Ao contrário da escrita cuneiforme, o alfabeto criado representava o som das palavras. Esse alfabeto deu origem a outras escritas, como o grego e o latim (latim deu origem ao português).
5) Império Persa
O império dominou grande parte da Ásia e um pequeno parte da Europa.
Administração do Império
- Divisão do império em províncias denominadas satrapias governadas pelos sátrapas, responsáveis pela administração da região.
- Criação de uma moeda única. Todo o comércio seria feito somente com um dinheiro.
- Manutenção dos costumes, religião e leis das regiões dominadas pelo império.