vocês devem ter percebido que o blog já possui algumas publicações. Desconsiderem todas. Essa é a nossa primeira publicação de 2014!
Na primeira aula fizemos uma introdução sobre o estudo da História. Tentamos definir o que é a disciplina, como os historiadores trabalham e do que eles precisam para tornar possível as suas pesquisas.
Em sala expliquei que História é um campo de conhecimento e, um dos seus principais objetivos, é estudar as sociedades ao longo do tempo. A disciplina tenta perceber também o que muda e o que permanece ao longo do tempo para ajudar a explicar a nossa atualidade. Lembram que dei o exemplo para as diferentes brincadeiras que já existiriam e que a infância dos seus pais foi diferente da que vocês tiveram? As brincadeiras eram diferentes, algumas permaneceram até hoje e outras ficaram apenas na memória. Um dos trabalhos do historiador é tentar entender porque isso acontece.
O historiador também levanta questões e perguntas sobre a sociedade, fatos históricos, monumentos, grupos sociais e sobre alguns indivíduos em alguns casos. Por isso, pode-se dizer que o profissional dessa área tem uma grande possibilidade de estudos.) A partir das perguntas elaboradas pelo historiador ele formará hipóteses que respondam às suas perguntas. Nunca verdades.
Por exemplo, se tentarmos responder porque as brincadeiras mudaram nos últimos 50 anos, muitos historiadores certamente afirmarão que a invenção da Internet e o aumento da insegurança nas ruas, fez com que os hábitos das crianças mudassem nos últimos tempos. Porém, essa é somente uma explicação possível. Outros profissionais dessa área com certeza buscarão outras explicações para as mudanças e, às vezes, muito diferentes entre si. É por causa dessa diversidade de explicações que sempre montamos hipóteses, porque elas podem mudar ao longo do tempo e porque nem sempre há concordância entre os historiadores.
E como os historiadores trabalham nas pesquisas? De que ferramentas eles precisam?
Nós precisamos das fontes históricas, pois, são elas que tornam possíveis as pesquisas do historiador. Comentei, em sala, e escrevi no quadro as diversas possibilidades de fontes que podem ser utilizadas.
Escritas: documentos, jornais, revistas.
Materiais: monumentos, roupas, utensílios, ferramentas.
Iconográfica: mapas, quadros, fotografias.
Audiovisuais: músicas, filmes, documentários.
Orais: mitos, lendas, contos e relatos.
Atividades
Não esqueçam de levar para sala as fontes, na 3a feira. Tentem não levar nada muito valioso, de preferência objetos que vocês não usam mais. Não esqueçam, vale ponto para o seu trabalho bimestral.
Para quem já está com o livro pedi para adiantar o exercício n° 1, da página 18.
Até terça! :)